Nossa História

A origem de ZAIRO LARA FILHO & ADVOGADOS ASSOCIADOS remonta à data de 28 de setembro de 1962, quando seu titular obteve Carta de Solicitador, outorgada pelo Presidente do Tribunal de Justiça do então Estado da Guanabara, para o início de sua carreira de advogado.

A partir desta data, iniciaram-se as atividades jurídicas de ZAIRO LARA FILHO que não se restringiram à advocacia, mas estendeu-se ao magistério jurídico, assessoria jurídica de órgãos do Poder Público, palestras, conferências, publicação de alguns artigos e uma obra didática na área do Direito Administrativo. No princípio, trabalho estritamente pessoal que atraía um número sempre crescente de clientes. Em 1965, após atender chamado do Consulado dos Estados Unidos da América, credenciou-se como advogado para atender cidadãos americanos no Rio de Janeiro, atividade que permanece exercendo, notadamente em matéria criminal de foro federal.

Em 1985 celebrou convênio com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, para prestar assistência jurídica ao seu pessoal, atividade que exigiu a formação de uma sociedade de advogados para atender à crescente demanda do trabalho. Graças ao resultado alcançado e por solicitação de vários integrantes que desejavam ter à disposição um sistema análogo de assistência jurídica, a Sociedade de Advogados conveniou-se, também, com o CBMERJ – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, em 2003.

Desde sua instituição, ZAIRO LARA FILHO & ADVOGADOS ASSOCIADOS, além de uma advocacia que atende casos individuais nas áreas de família, cível, criminal, sucessões e administrativo, presta serviços, também, a escolas, cursos, empresas comerciais, indústrias, hospitais e médicos, estes últimos, sobretudo na área de responsabilidade civil. Através do credenciamento na PMERJ e no CBMERJ, vem atuando na defesa dos interesses de policiais e bombeiros militares, em mais de uma dezena de milhares de processos judiciais e administrativos.

Este trabalho voltado para uma clientela específica resulta em aperfeiçoamento no manejo do Direito Penal Militar, Direito Processual Militar, bem como nas questões estatutárias das Forças Armadas e das Corporações Militares do Estado, dotando os advogados de uma especialização pouco encontradiça entre os profissionais do Direito, em geral. A familiaridade com questões típicas do regime castrense assegura um trabalho de nível técnico excelente e oferece a melhor resposta desejável na composição dos conflitos de interesses entre o servidor público militar e o Estado.

Uma filosofia cristã de trabalho, com elevados ideais e respeito aos valores morais, éticos e humanitários, além do permanente compromisso com os deveres próprios da advocacia, norteia seus advogados, que se acham inteiramente voltados para o aperfeiçoamento individual, na busca da excelência do serviço prestado.

Mais recentemente um serviço especializado em direito administrativo ficou a disposição em favor dos servidores publicos em geral, cobrindo os procedimentos administrativos internos e ações judiciais envolvendo a relação jurídica com servidores e a administração pública.